MANIFESTO CIDADANIA LGBTI

Vivemos tempos difíceis. O golpe de 2016 marcou um novo tempo, de retrocessos generalizados. Assistimos ao crescimento de uma onda conservadora, caracterizada pelos discursos de ódio, a intolerância e o neofascismo. Mulheres, negros, jovens e LGBTI são os alvos preferenciais. Crescem a violência e a discriminação, em todos os níveis.

O movimento LGBTI brasileiro completa 40 anos em 2018. Foram quatro décadas de luta por igualdade e reconhecimento. Avançamos muito, apesar de todos os obstáculos. Nos governos Lula, a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, homens e mulheres transexuais e pessoas intersexo teve seus direitos reconhecidos. Em 2004, foi criado o “Brasil sem homofobia”, primeiro programa governamental voltado para nossa população. Em 2008, Lula abriu a 1ª Conferência Nacional LGBTI, um marco histórico no reconhecimento dos nossos direitos.

Paulo Teixeira, você é parte importante dessa história. Você está conosco desde os seu primeiros passos como parlamentar em São Paulo. Foi nosso parceiro na construção das primeiras Paradas do Orgulho LGBTI, quando defender essa causa não rendia apoio na mídia, muito menos prestígio eleitoral. Seus mandatos de deputado federal foram ferramentas da luta por marcos legislativos de proteção e promoção dos nossos direitos. Como membro da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBTI, você sempre foi um aliado nas batalhas contra o conservadorismo.

Nos próximos anos, precisaremos ainda mais da sua força. Os tempos são sombrios, mas temos esperança. Lula e Haddad derrotarão o golpe nas urnas. Queremos de volta as políticas de enfrentamento à discriminação e à violência contra LGBTI. Precisamos que o Congresso Nacional institucionalize o casamento entre pessoas do mesmo sexo, aprove a lei de identidade de gênero, e, sobretudo, torne crime a discriminação e a violência contra LGBTI, penalizando os discursos de ódio.

Contamos com você para liderar a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBTI. Temos certeza de que seu mandato será um ponto de apoio na incidência política junto ao governo Lula/Haddad na promoção de políticas de respeito à diversidade sexual e de gênero.

Educar para a diversidade precisa ser uma diretriz prioritária. Tirar do papel o Sistema Nacional de Políticas LGBTI também. Sabemos que você é um parceiro de primeira hora nessa construção. Por isso, nós, LGBTI, apoiamos e vamos trabalhar pela reeleição de Paulo Teixeira, deputado federal. Junto com Haddad presidente!

Baixe o PDF deste Manifesto aqui